O óbvio precisa ser dito. Com a vida acima da velocidade limite, seu cérebro apresenta sinais de cansaço diariamente e para te proteger ele entra em suspensão: É o piloto automático do córtex frontal, economizando energia mental.
Quanto mais veloz a vida, mais momentos de piloto automático é necessário. Se por um lado a economia de energia é bem-vinda, por outro você é desligado das atenções cotidianas. Esse desligamento tem um risco intrínseco: você não fica presente no que está executando. Não ficar presente em uma grande parte do seu dia pode ser muito perigoso e arriscado. É uma forma inconsciente de afastar-se da dor da agitação. Por isso que o piloto automático é bem-vindo, ele causa um conforto mental, blindando você do caos lá fora. Toda essa agitação não possui controle, o caos lá fora não pode ser controlado. Por outro lado, a confusão que pode ser amenizada é a sua percepção com relação a agitação externa e como você se identifica com ela. Isso tem um poder incrível, fechar a janela para um mundo caótico, barrando as informações que não são necessárias ou importantes. Aqui você conscientemente desejou afastar-se do caos, de forma presente. Adicionando um pouquinho de caos Se estiver longe do caos de forma consciente ou inconsciente, saiba que as vezes a presença dele é necessária e até de certa forma bem aceita, pois isso conecta você com o mundo real que está acontecendo no momento. Veja alguns exemplos: Vai atravessar a rua? Adicione uma pitada de caos, olhe para o corredor entre os carros e veja se não tem moto ou bicicleta na sua direção. Vai dirigir? Coloque uma pitada de caos, não basta querer chegar rápido ao destino, dependendo do horário você terá muita disputa por espaços viários como carros, motos, ônibus, pedestres, etc. Está com pressa? Vá devagar! Vai montar uma agenda? Tempere com um pouquinho de caos, coloque sempre um espaço de 30 minutos entre os compromissos. Reuniões atrasam e estes espaços funcionam como amortecedores. Vai iniciar uma reforma? Coloque bastante caos! Dobre o tempo de execução e o orçamento apresentado. Vai levar o carro na oficina? Adicione caos para o acompanhamento in loco, para os custos extras e para a agenda de trabalho, sem esquecer dos deslocamentos. Risco de demissão? Coloque uma porção de caos nisso: Tenha sempre uma reserva de emergência equivalente a 12 vezes o seus gastos mensais. Adicionar caos é viver em um mundo próximo ao real e não viver em um mundo constantemente idealizado. A idealização gera frustração constante, sacrificando a sua paz interior. Lembre-se sempre, se está desconfortável é porque em algum momento você fez uma escolha incorreta. Então escolha de novo.
0 Comments
|
Sivio FreeMinderSou formado em engenharia e empreendedor nas áreas de Tecnologia da Informação, Turismo de Aventura e Reflorestamento Social. Além disso, atuo em iniciativas de preservação ambiental. Também sou professor e mentor no método Be a FreeMinder® e atuo como coach e professor no método Free Mind On The Clouds. Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
|