A velocidade de tudo o que acontece em sua volta está programada em um nível que está excedendo os seus limites. Tudo precisa ser feito rápido, bem feito e você é cobrado para a próxima tarefa. É verdade que você se acostumou a isto, não questionando o porquê que tudo acontece desta forma. Isso ocorre pela força do hábito, onde mais de 60% de suas ações diárias são feitas sem a sua presença, apenas no piloto automático, então você faz sem pensar. Como você pode ficar em um estado maior de presença em sua vida, podendo escolher melhor o que vai fazer e como fazer?
Diminuir as expectativas É muito comum sobreavaliar a sua capacidade de realização e subavaliar a nível das tarefas. Tem um pouco de espaço? Pronto, você com certeza arranjará um jeito de assumir uma nova tarefa. Pare e pense se realmente vale a pena assumir uma nova tarefa ou mesmo um novo compromisso. Fazer menos e com mais qualidade, diminuirá o seu estresse. Se respeitar Para existir em uma relação pessoal ou profissional, você precisa dizer NÃO às vezes. Somente desta forma você passa a existir. Dizer não é se respeitar e respeitar o outro, dizendo realmente que você tem um limite. Fazer isso é ensinar o outro. Só dizer sim para sempre ser aceito, é uma receita incrível para tirar a sua paz interior. Ir devagar Aqui você tem um hábito ruim, querer sempre terminar rápido o que está fazendo para se ver livre, por exemplo. Esse hábito normalmente está ligado à outro muito danoso à nossa paz interior, a multitarefa. A chance de refazer o que está sendo feito é enorme e isso implica em desgaste, baixa em sua autoestima, gera ansiedade e você toma riscos desnecessários. "Devagar se vai ao longe", diz o velho ditado. Gratidão pelas conquistas Parar e contemplar as maravilhas que te cercam é um hábito pouco praticado neste mundo acelerado. Agradecer pelas conquistas, agradecer por ter entregue um bom resultado, agradecer por se respeitar, agradecer por ter um pensamento desacelerado. Olhe lá fora e veja o brilho do sol, o céu azul, as árvores, as flores, os pássaros, observe como tudo se relaciona em uma perfeita harmonia na velocidade do mundo natural. Para entrar mais neste estado, tenha um tempo para você, pratique atividades relaxantes, como ler um livro, ouvir música, meditar, contato com a natureza, praticar esportes. Fazer bem feito de uma única vez A cada 10 tarefas que você tem para fazer, escolha 2 e faça bem feito. Não queira fazer as 10 com a mesma energia pois você entregará provavelmente 8 e algumas delas mal feitas. Dedique-se à qualidade e não a quantidade. Troque O QUE você vai fazer pelo COMO você vai fazer. E lembre-se novamente, nada de multitarefas, faça uma coisa de cada vez. Não gaste sua energia em sistemas em que você não tem controle Você não controla o caos e ele sempre estará presente em sua vida. Para que se desgastar com situações em que você não tem controle? Se algo te faz profundamente infeliz e a origem está no caos externo, pratique isto: se coloque no lugar de alguém que está no comando e diga para você mesmo o que você faria se pudesse fazer algo. Mentalize as ações que poderiam trazer paz àquela situação. Pronto, isto é o máximo que você poderá fazer.
0 Comments
|
Sivio FreeMinderSou formado em engenharia e empreendedor nas áreas de Tecnologia da Informação, Turismo de Aventura e Reflorestamento Social. Além disso, atuo em iniciativas de preservação ambiental. Também sou professor e mentor no método Be a FreeMinder® e atuo como coach e professor no método Free Mind On The Clouds. Histórico
Setembro 2024
Categorias
Tudo
|